suporte@estradafacil.com.br
(11) 3864-6852
215 Páginas

LIVRO GRATUITO - Programa de Contingência e Redução da Pobreza no Semi Árido

Os textos aqui apresentados compõem uma compilação de documentos elaborados com o objetivo de delinear um Plano de Ações para enfrentar a seca de 2001 no Ceará e oferecer diretrizes para reduzir permanentemente a pobreza no semiárido cearense.

Autor: Pedro Sisnando Leite Saiba mais no site www.vivali.com.br/newsletter/psisnando

Programa de Contingência e Redução da Pobreza no Semi Árido

Os textos aqui apresentados compõem uma compilação de documentos elaborados com o objetivo de delinear um Plano de Ações para enfrentar a seca de 2001 no Ceará e oferecer diretrizes para reduzir permanentemente a pobreza no semiárido cearense.

Preparado com base nos conhecimentos internacionais sobre o assunto (Israel, Austrália, Estados Unidos) e na experiência vivenciada por técnicos de várias especialidades, sob a coordenação de um Comitê que tinha como presidente o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, que era, na época, o organizador deste livro. Todos os envolvidos nessa tarefa concordaram que esse secular problema precisava ser enfrentado como um programa de natureza global. Não são medidas isoladas de frentes de serviços, cestas básicas ou medidas paliativas de assistência social, que só servem para fomentar a corrupção e a chamada "Indústria da Seca", notabilizadas pelo livro O Quinze, de Raquel de Queiroz. Para evitar essas ações de desvios de recursos públicos, foram adotados princípios de ética administrativa e bloqueio de interferências clientelistas, os quais contribuíram para a adoção de mecanismos de transparência para a gestão das ações programadas.

Caro Leitor!

O economista Pedro Sisnando Leite trabalha em questões de desenvolvimento econômico há mais de trinta anos. É professor titular de pós-graduação na Universidade Federal do Ceará (aposentado), onde também exerceu a função de pró-reitor de planejamento. Iniciou suas atividades profissionais no Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil e teve experiência política como secretário de Estado do Governo Tasso Jereissati (1995-2002). 
Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, assim como da Academia de Ciências Sociais do Ceará. É membro fundador da Academia Cearense de Ciências

Sobre o Autor

Pedro Sisnando Leite é economista profissional pós-graduado, escritor e conferencista. Como professor titular de Teoria do Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Ceará, lecionou nos cursos de graduação e mestrado da Faculdade de Ciências Econômicas. Foi professor do Curso de mestrado em Economia Rural do Centro de Ciência Agrárias, dessa Universidade, por dez anos. Ainda na vida acadêmica, foi Pró-Reitor de Planejamento em dois reitorados e pesquisador do CNPq durante vários anos, antes de se aposentar. No banco do Nordeste do Brasil, foi do quadro de economistas e de direção, por mais de duas décadas. Como professor e executivo do BNB, publicou cerca de trinta livros

Item has been added to cart. Subtotal $200.