Estrada Fácil
suporte@estradafacil.com.br
(11) 3864-6852
279 Páginas

LIVRO GRATUITO Novo Enfoque do Desenvolvimento Econômico e as Teorias Convencionais

Desde as investigações feitas por Adam Smith em torno das causas do progresso econômico, os economistas vêm tentando explicar as razões de certas sociedades terem alcançado um crescimento econômico mais significante do que outras.

Autor: Pedro Sisnando Leite

NOVO ENFOQUE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AS TEORIAS CONVENCIONAIS

Desde as investigações feitas por Adam Smith em torno das causas do progresso econômico, os economistas vêm tentando explicar as razões de certas sociedades terem alcançado um crescimento econômico mais significante do que outras. Enquanto alguns estudiosos procuram a resposta dessa questão com metodologias empíricas, outros historiadores e teóricos estão formulando modelos para explicar os obstáculos e fatores para a transição de estágios de pobreza para situações de economias industrializadas. É esse o tema principal deste livro: desenvolvimento econômico e social. As teorias e os modelos são apresentados e discutidos neste livro com grande objetividade. Tudo com base em documentação científica ilibada, o que dá uma leitura informativa extremamente útil para estudantes e pessoas interessadas nessas questões. A generosa acolhida que recebeu este livro em sua primeiro edição gráfica, que está esgotada, justifica amplamente a iniciativa de editá-lo em novo formato digital, inclusive para levá-lo a outros lugares e pessoas que ainda não tiveram acesso ao mesmo. 
Um Capítulo novo desta edição é um encarte de indicadores selecionados do desenvolvimento econômico mundial (2005), oferecendo uma fonte relevante de dados para pesquisas e atualização das estatísticas que ilustram a edição original em formato gráfico.

 

Caro Leitor!

O economista Pedro Sisnando Leite trabalha em questões de desenvolvimento econômico há mais de trinta anos. É professor titular de pós-graduação na Universidade Federal do Ceará (aposentado), onde também exerceu a função de pró-reitor de planejamento. Iniciou suas atividades profissionais no Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil e teve experiência política como secretário de Estado do Governo Tasso Jereissati (1995-2002). 
Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, assim como da Academia de Ciências Sociais do Ceará. É membro fundador da Academia Cearense de Ciências

Sobre o Autor

Pedro Sisnando Leite é economista profissional pós-graduado, escritor e conferencista. Como professor titular de Teoria do Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Ceará, lecionou nos cursos de graduação e mestrado da Faculdade de Ciências Econômicas. Foi professor do Curso de mestrado em Economia Rural do Centro de Ciência Agrárias, dessa Universidade, por dez anos. Ainda na vida acadêmica, foi Pró-Reitor de Planejamento em dois reitorados e pesquisador do CNPq durante vários anos, antes de se aposentar. No banco do Nordeste do Brasil, foi do quadro de economistas e de direção, por mais de duas décadas. Como professor e executivo do BNB, publicou cerca de trinta 

Item has been added to cart. Subtotal $200.