Estrada Fácil
suporte@estradafacil.com.br
(11) 3864-6852
230 Páginas

LIVRO GRATUITO - Economia do Nordeste

O presente livro contém os pronunciamentos de três economistas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE/ BNB) no Senado Federal, na Comissão Coordenadora de Estudos do Nordeste (COCENE)

Autor: Pedro Sisnando Leite - Saiba mais no site www.vivali.com.br/newsletter/psisnando

Economia do Nordeste - Propostas de Política na Década de Setenta.

Década de Setenta: Crescimento Acelerado e Mudanças.

"A visualização do desempenho da economia do Nordeste na década deve envolver, naturalmente, uma avaliação do impacto do programa que vem sendo executado, bem assim a consideração de novas medidas que possam contribuir para fortalecer mais ainda o impulso do crescimento regional."

José Nicácio de Oliveira.

 

O presente livro contém os pronunciamentos de três economistas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE/ BNB) no Senado Federal, na Comissão Coordenadora de Estudos do Nordeste (COCENE). Como o leitor vai perceber, são informações originais e muito importantes para um melhor entendimento da situação prevalecente na economia do Nordeste do Brasil na década de 70. Mesmo que o País se encontrasse então sob a vigência do regime militar, os palestrantes apresentaram seus pontos de vista com plena liberdade e sem quaisquer restrições aos temas abordados. Todos os conteúdos aqui narrados foram obtidos de notas taquigráficas do setor da Secretaria do Senado Federal, organizados pelo dedicado trabalho de Dona Yolanda Mendes e sua equipe técnica, para o Senador Virgílio Távora, e editados pela gráfica do Senado em 1976 (Estudo No 1, Volume III).

Caro Leitor!

O economista Pedro Sisnando Leite trabalha em questões de desenvolvimento econômico há mais de trinta anos. É professor titular de pós-graduação na Universidade Federal do Ceará (aposentado), onde também exerceu a função de pró-reitor de planejamento. Iniciou suas atividades profissionais no Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil e teve experiência política como secretário de Estado do Governo Tasso Jereissati (1995-2002). 
Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, assim como da Academia de Ciências Sociais do Ceará. É membro fundador da Academia Cearense de Ciências

Sobre o Autor

Pedro Sisnando Leite é economista profissional pós-graduado, escritor e conferencista. Como professor titular de Teoria do Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Ceará, lecionou nos cursos de graduação e mestrado da Faculdade de Ciências Econômicas. Foi professor do Curso de mestrado em Economia Rural do Centro de Ciência Agrárias, dessa Universidade, por dez anos. Ainda na vida acadêmica, foi Pró-Reitor de Planejamento em dois reitorados e pesquisador do CNPq durante vários anos, antes de se aposentar. No banco do Nordeste do Brasil, foi do quadro de economistas e de direção, por mais de duas décadas. Como professor e executivo do BNB, publicou cerca de trinta 

Item has been added to cart. Subtotal $200.