18 Páginas

LIVRO GRATUITO Muth e as Expectativas Racionais

Foi fecunda, nesta geração de economistas, a hipótese das expectativas racionais. A ideia nasceu com John Muth em 1961. Só foi introduzida na teoria econômica na década de 1970. Convém estabelecer um princípio, denominado princípio de Muth, ou princípio das expectativas racionais.

230 Páginas

LIVRO GRATUITO - Economia do Nordeste

O presente livro contém os pronunciamentos de três economistas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE/ BNB) no Senado Federal, na Comissão Coordenadora de Estudos do Nordeste (COCENE)

312 Páginas

LIVRO GRATUITO - Ação frente a Pobreza Rural do Nordeste

A mais urgente tarefa que o governo do Ceará tem agora é prosseguir na luta contra a pobreza. Especialmente no quadro rural, onde cerca de 70% dos seus residentes encontram-se abaixo da linha da pobreza. Vacilar nessa estratégia poderá significar perda de anos preciosos.

92 Páginas

LIVRO GRATUITO Devoção à Santa Face de Jesus

A origem da devoção à Santa Face de Jesus tem fundamento na Bíblia. Está ligada aos Salmos e à Paixão de Jesus. Nos Salmos, o rosto de Jesus é ressaltado cheio de luz, alegre, confiante, refletindo a divindade.

279 Páginas

LIVRO GRATUITO Novo Enfoque do Desenvolvimento Econômico e as Teorias Convencionais

Desde as investigações feitas por Adam Smith em torno das causas do progresso econômico, os economistas vêm tentando explicar as razões de certas sociedades terem alcançado um crescimento econômico mais significante do que outras.

298 Páginas

LIVRO GRATUITO - Fundamentos de Economia

Livro destinado também para auto-aperfeiçoamento de executivos e outros profissionais das áreas afins da Economia.

668 Páginas

LIVRO GRATUITO - Desenvolv Agrícola, Industrialização e Pobreza Rural no Nordeste

O presente livro descreve e analisa uma fase importante da história econômica do Nordeste do Brasil, a partir da década de 1960. Não se trata de uma obra de teoria econômica, massa estuda o mundo real, na perspectiva da moderna história quantitativa.

175 Páginas

LIVRO GRATUITO - A Trava do Desenvolvimento

Durante décadas, as políticas econômicas adotadas no Ceará foram concentradoras de renda. Além disso,diversos outros elementos políticos e administrativos levaram o Ceará, no final da década de 80, a ser classificado como um dos três estados mais pobres do Brasil.

215 Páginas

LIVRO GRATUITO - Programa de Contingência e Redução da Pobreza no Semi Árido

Os textos aqui apresentados compõem uma compilação de documentos elaborados com o objetivo de delinear um Plano de Ações para enfrentar a seca de 2001 no Ceará e oferecer diretrizes para reduzir permanentemente a pobreza no semiárido cearense.